
A história é digna do sucesso que tem. Se você nasceu depois de 1990 e nunca ouviu falar do nome Harry Potter, é recomendável que volte imediatamente para o planeta terra. Mas todo o sucesso por trás dos números vem de uma história realmente envolvente. Uma história que iniciou-se como algo infantil e evoluiu até um best-seller para todas as idades. Não é aquela típica história em um mundo mágica com mocinhos e mocinhas: é um universo dentro do nosso universo, e a cada livro são acrescentados novos detalhes e ainda mais magia, e no final, todas as pontas são perfeitamente amarradas em uma conclusão que faz a palavra épico parecer realmente pouco. Afinal de contas, é Harry Potter.
Você passa a fazer parte do maior fenômeno mundial da literatura e do cinema. Não é recomendável comparar Harry Potter com outras obras: embora também sejam filmes e livros, Potter é algo único. Mas se for pra falar de números, fiquem a vontade: Harry Potter foi traduzido em mais de 73 idiomas e teve mais de 400 MIL CÓPIAS vendidas por todo o mundo. Sim, é a saga mais vendida de todos os tempos. Ainda não está satisfeito? A saga do bruxo nos cinemas rendeu nada menos que 7,7 BILHÕES DE DÓLARES. Se não tiverem noção do que é isso, seria como se CADA habitante vivo do planeta terra desce cerca de 1,10 dólares para Harry Potter. Isso é um recorde, e sim, isso fez de Harry Potter o maior fenômeno da literatura e do cinema atual.
Os Potterheads são um exemplo de fandom. Desde o lançamento do seu primeiro livro, Harry Potter vem conseguido cada vez mais seguidores. Os Potterheads, como são chamados, é um fandom que pode ser considerado, no mínimo, como exemplar. O último filme da saga foi lançado há mais de dois anos e até hoje eles são notados e sempre presentes. Sempre se interagindo através de fanbases, sites e redes sociais, os Potterheads conseguem, mesmo “depois de todo esse tempo”, manter o fandom estável e espalhar o nome e a cultura Potter. E pode ter certeza, que se você quiser se tornar um, será muito bem acolhido.
Você se torna uma pessoa melhor lendo os livros. Harry Potter é, sem dúvidas, um dos livros que mais inspira crianças e jovens da atualidade. E isso é realmente ótimo. Em uma sociedade de mercado, os jovens tendem a se submeterem cada vez mais a um perfil alienado e distante da leitura, mas Harry Potter quebra bastante isso. Além de ser um grande incentivador da leitura, Potter traz nas suas obras grandes lições morais que quem leu certamente levará para a vida inteira. A importância da amizade e da família são algumas dentre tantas outras. Harry Potter é, além de uma história sobre magia, uma história sobre amor.
God save the Queen! (Deus salve a rainha!). J.K. Rowling, a visionária escritora da saga Harry Potter é, além de primeira pessoa a se tornar bilionária escrevendo livros, um exemplo para todos. Você já deve ter ouvido falar das grandes campanhas que a autora apoia, e já foi registrado que Rowling já destinou mais de 50 MILHÕES de dólares para atividades caridosas. Além disso, embora já tenha decretado encerrada a saga Potter, Rowling continua escrevendo: e os fãs amam isso, o que mantêm sempre a “rainha”, como os Potterheads a chamam, na lista dos merecidos livros mais vendidos.
0 comentários:
Postar um comentário